Sunday, November 23, 2008

Faixa preta


Ontem foi a segunda parte do meu exame de faixa preta. A parte técnica, em que são avaliados a base, o espírito, o foco e a velocidade na execução das formas. Na figura à esquerda, estou fazendo o Chat Gum, uma luta ensaiada de bastões. O exame foi bastante rigoroso, de acordo com as tradições do kung fu, em que as estações do ano determinam o nível dos treinos e as exigências físicas dos praticantes.

A avaliação, o resultado e a entrega da faixa foram feitas no mesmo dia. Passei, e agora recebi o grau de faixa preta no estilo Choy Lay Fut. Agora posso dizer que estou apto a começar a aprender de verdade uma arte marcial.


Na foto à direita, o Sifu Daniel Tomizaki coloca em mim a faixa preta, na tradicional cerimônia do chá, realizada no Instituto de Kung Fu Shaolin, em que treino há seis anos.

O que se seguiu foi uma interminável entrega de faixas pretas, promoções de alguns instrutores para o nível de professor, e a inédita graduação de alguns alunos e professores no quarto grau do estilo. O que tornou a coisa toda muito longa foram os discursos de agradecimento de boa parte dos formandos, que não respeitaram o limite de uma página que foi dado para isso. Teve até um dos discursos cujo começo me deixou particularmente chateado:

"Eu sei que vocês estão todos cansados e não agüentam mais ouvir a gente falar. Mas isso só acontece para mim a cada cinco anos, então vocês vão ter que me engolir."


ao que se seguiu uma faladeira e rasgação de seda de três páginas, com muita improvisação no meio do caminho.

Depois de toda a falação, choradeira e falação, vieram as demonstrações. Todos os recém-graduados no quarto grau, os professores e os dois Sifus presentes se apresentaram com alguns katis avançados do estilo. Só isso já fez valer a pena toda a espera.

Um detalhe curioso: o Sifu pediu que as pessoas que estavam filmando não colocassem os vídeos das demonstrações no YouTube, para não alimentar a "pirataria da arte marcial". Muitas academias se sustentam copiando as técnicas mostradas nesses vídeos de internet. Nesse tipo de pirataria eu nunca tinha pensado...

Crédito das fotos: Carol

4 comments:

Rebeca said...

PARABÉNS!!!!

Que bom que vc conseguiu, agora tá no avançado heim!! Muito legal...

Aff... Ninguém merece enrolação de discurso. Me lembra a formatura do UEBA! que TODOS os professores fizeram discurso de agradecimento. Cacete, quase morri!

Poxa, nunca pensei por esse lado. Com certeza deve ter muita gente que fala que a academia é do estilo tal, mas vai saber, né?! A quantidade de vídeos de arte marcial no Youtube é grande, eu já procurei coisa pra assistir... Uma pena que tenha se tornado pirataria =(

Beijocas!

Carolnardi said...

Dani, parabens vc estava otimo!
O Pivo tambem tirou fotos.
TE AMO MEU FAIXA PRETA!!!

Roger C. Rocha said...

Quer dizer que seis anos estudando com a recém-recebida faixa preta não significa que vc realmente aprendeu uma arte marcial? O que raios vc fez durante todo este tempo? Aprendeu a cozinhar biscoitinhos da sorte?

Parabéns, jovem padawan.

Faltou só convidar o amigo. :-P

Paulo Simões said...

Parabéns, gafanhoto!
Te ensinaram a dar o roundhouse kick do Chuck Norris?!?!